Heldene da Silva Santos.
Especialista em Tecnologias em Educação – PUC-Rio.
E-mail: heldene@ymail.com
Em janeiro de 2011, o Orkut fez sete anos. E se consolida como o site mais acessado do Brasil. Fato que não acontece em outros países. De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 80% dos internautas brasileiros navegam por esse tipo de site, média superior à de países como Estados Unidos (67%) e Suíça (51%). Sem falar no tempo. Passamos um quarto do tempo online em sites de relacionamento - três vezes mais que os britânicos.
Segundo um estudo da empresa e.Life que atua no mercado de monitoramento de Redes Sociais há tempos, baseado no fato do Facebook ter ganho a liderança na India, até então do Orkut, estima que no Brasil em 2011 isso também aconteça. Mas muita calma nessa hora. Vamos por partes.
Em 2010 o Brasil ganhou 8 milhões de novos internautas. Em uma hipótese, se 100% dessa nova base se cadastrar no Facebook e não no Orkut, ainda sim, o Orkut ganha de lavada do Facebook no Brasil. No mundo, o Facebook passou os 500 milhões de usuários; o Orkut chega a 90 milhões. Grande maioria para o Facebook.
No Brasil, o Orkut está com cerca de 30 milhões de usuários ao passo que o Facebook não passa de 10 milhões, ou seja, o Facebook tem 33% dos usuários do Orkut. Se tem muitos "duplicados" é um outro ponto a analisar, eu mesmo tenho perfil em ambos, mas uso muito mais o Facebook.
Pesquisadores que analisam o fenômeno das redes sociais afirmam que elas já são mais populares que os e-mails. Mesmo sem ter o conceito formulado, a maior parte da população participa de alguma rede. Seja ela profissional, de relacionamento ou educacional. E a tendência é aumentar. O estudo divulgado pela Nielsen, em março, afirma que o tempo de navegação em redes sociais e blogs têm crescido a uma taxa três vezes maior que a média geral da internet. Enquanto o tempo na web em geral aumentou 18%, entre 2007 e 2008, o tempo dedicado aos sites sociais cresceu 63%, chegando a 45 bilhões de minutos.
E você? Como gasta o seu tempo na internet? Apesar do fenômeno, o líder do ranking continua sendo o serviço de busca online. Ou alguém duvida do poder do senhor Google? A crescente onda de relacionamento virtual alerta que teremos necessidades de soluções de telecomunicações para sustentar a "brincadeira". A IBM já está de olho tentando antecipar essas futuras demandas e encomendou uma pesquisa pelo seu Institute for Business Value (IBV). E o resultado foi:
Daqui a quatro anos, 90% do consumo de banda larga do tráfego da internet serão direcionados para as redes sociais. As aplicações que deverão crescer na carona desse novo mercado são a TV pela internet, com aumento de 104%, seguida pelas comunicações por vídeo (44%), games (30%) e a telefonia via internet banda larga, ou o VoIP, com 24%.
Quem imagina que as redes sociais são usadas basicamente para relacionamento pessoal é bom ficar ligado. Este estudo da IBM destaca também que as redes já são utilizadas para interação entre empresas, clientes e parceiros de negócios. Tanto que 55% dos profissionais agilizam o tempo de resposta com ferramentas de redes sociais e 36% pretendem diminuir os custos de TI com o uso de ferramentas colaborativas. Lembrando que esses números são permanentemente crescentes.
Neste contexto se consolida um grande desafio para a área da educação, especialmente como uma área ou política que tem o papel de formação de indivíduos para esta sociedade e no processo de trabalho de aprendizagem pode o Orkut, por exemplo, ser a “galinha dos ovos de ouro” ou a “pedra no sapato”.
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