13.10.11

Navios em exercício de guerra serão abertos para visitação em Natal

A Marinha do Brasil está realizando a Operação Tropicalex 2011, que conta com diversos navios, aeronaves  e submarino, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Natal. O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), sediado em Natal, participa do exercício por meio do Navio-Patrulha "Grajaú", subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE). Três navios já estão em Natal e serão abertos para visitação a partir de amanhã (14).
DivulgaçãoNavios já estão atracados no porto de Natal e serão abertos para a visitaçãoNavios já estão atracados no porto de Natal e serão abertos para a visitação

As embarcações deixaram o Rio de Janeiro no dia 6 de outubro e, na manhã desta quinta-feira, chegaram a Natal a Fragata "Niterói" (F40), a Fragata "Greenhalgh" (F46) e a Corveta "Barroso" (V34). Os três navios permanecerão atracados no porto de Natal até a segunda-feira (17) e a visitação para a população será aberta sexta, sábado e domingo, das 14h às 17h. "É uma oportunidade para que a população veja de perto como é um navio desse porte e saiba como é o treinamento dos militares durante a operação", explicou o capitão-de-fragata Cléber Ribeiro da Silva, do Comando do 3º Distrito Naval, informando também que o comandante dos navios estará no local para prestar esclarecimentos.

A Tropicalex 2011 envolve 1.600 militares, que estão executando exercícios de caráter estritamente militar no mar. São tarefas básicas do Poder Naval, passando desde operações de ataque, antissubmarino, de esclarecimento, de apoio logístico móvel e especiais, incluindo ações de superfície, aérea, de submarinos e de guerra eletrônica. Os exercícios visam contribuir para o aperfeiçoamento do emprego do Poder Naval.

Além dos navios que atracaram em Natal, haverá a visita a Recife, pela  Fragata "União" (F45) e o Navio Tanque "Almirante Gastão Motta" (G23), e a Cabedelo (PB), com a Fragata "Liberal" (F43) e a Fragata "Bosísio" (F48).
O Grupo-Tarefa, após suspender dos portos de Natal, Recife e Cabedelo, visita Vitória (ES) e prossegue com destino ao Rio de Janeiro, onde deverá atracar no dia 26 de outubro, encerrando a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário