17.3.11

CULTIVANDO ARTE

GRUPO PEDUBREU E CENTRO CULTURAL DO SOL
APRESENTAM: “CULTIVANDO ARTE”



“Cultura é o ato de cultivar”

Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito vasto segundo o qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. No entanto A Cultura Brasileira e Potiguar abrange diferentes aspectos comportamentais do povo, São crenças, valores construídos, vivenciados e mantidos e que vem sendo preservados e transmitidos para as novas e futuras gerações ao longo do tempo. E apesar das inúmeras influências algumas tanto negativas de fatores como o progresso desenfreado em busca do lucro, assim entendido como o conjunto de mudanças ocorridas, mas que nem sempre representa em avanços, resolvemos criar esse trabalho de manutenção e valorização demonstrando assim que a cultura vem a ser, também, o ato de cultivar. 


O objetivo deste projeto é uma melhor aproximação dos artistas e de seu fazer cultural inter-relacionando com a comunidade, buscando assim uma melhoria na qualidade dos serviços culturais oferecidos. Neste primeiro formato acontecerão apresentações musicais e artísticas visual no Teatro Municipal Poti Cavalcanti em São Gonçalo do Amarante no dia 19 de Março de 2011 ás 19hs aberto ao publico. Tendo como Destaque as seguintes atrações: 


A Banda Planant que já desponta como uma das bandas mais interessantes do rock potiguar. Criada por figuras conhecidas do público local, o quarteto é formado por Cris Botarelli (ex-Eletrobilhar) na guitarra e backing vocals, Fausto Luiz (ex-Barbiekill) no baixo, Lauro Kirsch (ex-Venice Under Water) na bateria e o estreante Rodrigo Takeya nos vocais. O primeiro registro do grupo reflete essa experiência. Com uma sonoridade inspirada principalmente nas assinaturas sonoras de The Edge e Bono Vox, o EP traz três canções em língua inglesa que, apesar de marcadas pelo sentimento de desolação, arranjam-se em melodias fortes e radiofônicas. 


Camarones Orquestra Guitarrística (Rn)

O Camarones Orquestra Guitarrística é uma banda potiguar de música instrumental rock que mistura elementos de ska, pop e surf music. Criada no final de 2007 com o objetivo de fazer uma música instrumental, divertida e dançante, a banda já tem 2 EPS, “Corra Cabron, Corra!” e “Tudojunto”, e um CD homônimo lançados. O Camarones Orquestra Guitarrística tem em sua formação os músicos Karina Monteiro (guitarra), Ana Morena (baixo), Anderson Foca (Teclado e efeitos), Xandi Rocha (Bateria), e Leo Martinez (guitarra). Com o fim da turnê de quase 80 datas em 2010, a banda pretende iniciar 2011 com novos projetos e lançamentos importantes.

O Camarones também se prepara para lançar o seu mais novo CD chamado “Espionagem Industrial”. Contemplado no Petrobras Cultural, o maior edital de cultura do país, a banda convidou o músico e produtor Chuck Hipolitho para a produção do disco que será lançado até julho de 2011.


Grupo PeduBreu Tecnococo

Fundado em 18 de novembro de 2002, o Grupo PeduBreu tem como objetivo de revi ficar e difundir a cultura local e regional. Vivenciando e valorizando os versos, cantigas, romances e folguedos do folclore, explorando a fusão com o Técno para que o moderno e o primitivo possam seguir em harmonia. E essa linguagem possa atingir todas as classes.

Já com 8 anos de estrada, o grupo hoje trás em sua bagagem shows e apresentações ceno-performáticas, que atrai a atenção da mídia local e de um público diversificado. Com apresentações importantes como: A Festa dos Estados em Brasília (DF) Projeto Domingo na Praça, Projeto Nação Potiguar, Projeto Circo Da Luz, Projeto Seis e Meia juntamente com a banda Paraibana Cabruêra, Participação no lançamento do Projeto Web Site Overmundo em Natal, Abertura do show de Morais Moreira em São Gonçalo, alem de indicações e premiações importantes como FIART, Premio HANGAR de Música, COSERN 2005, Musical Festival da Canção Universitária UFRN 2008, 2009, Festival da Canção e da Cultura Potiguar da Assembléia Legislativa do RN classificado em primeiro lugar com a Música “Coco da Moçada” de autoria do cantor e compositor França de Lima. Selecionado para o 2° Festival Radar Indie projeto que visa à participação de músicos potiguares no MADA 2010 – Música Alimento da Alma.

O Projeto "Cultivando a Arte" apresentará também a exposição "OLHARES", da artista Plástica Tânia Suassuruna, sob a curadoria do fotógrafo Roberto Limeira.
O trabalho de fotografia da artista revela a beleza e riqueza dos elementos que compõem a Cultura Popular EM CORES, FORMAS, GESTOS, OLHARES e MEMÓRIAS.

A exposição "OLHARES" para mim quer dizer: Olhar infinitamente...
Não basta um bom equipamento, é preciso uma câmera e olhares com a alma... sentir os perfumes... Perceber o instante... Enxergar o invisível... e o que pode acontecer...

Em sua primeira amostra fotográfica a artista Plástica faz questão de editar fotos captadas com seu primeiro equipamento de uso, uma "surrada" câmera fotográfica Sony Cyber-shot DSC-W90, onde captar imagens em movimentos é tarefa nada fácil, devido a baixa capacidade de velocidade do obturador da câmera fotográfica, dessa forma, a valorização do OLHAR surge como principal instrumento, sem deixar de revelar, é claro, toda a poética e importância da cultura popular como fonte de inspiração e valorização para o princípio de continuidade.

Serviço: Shows com as Bandas: Planant, Camarones e PeduBreu.

Onde: Teatro Municipal Poti Cavalcanti – São Gonçalo do Amarante

Dia: 19 de março de 2011 

Que horas: 19h00

Quanto: Entrada Franca

Informações: (84) 8809-0452 

Nenhum comentário:

Postar um comentário